quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Por que as pipocas estouram?


A "explosão" de um grão de pipoca quando aquecido é o resultado da combinação de 3 características:
1. O interior do grão (endosperma) contém, além do amido, cerca de 14% de água.2. O endosperma é um excelente condutor de calor.3. O exterior do grão (pericarpo) apresenta grande resistência mecânica e raramente possui falhas (rachaduras).
Quando aquecido intensamente, a água no endosperma sofre vaporização, criando uma grande pressão dentro do grão. O pericarpo atua como uma panela de pressão, evitando a saída do vapor de água até que uma certa pressão limite seja atingida. Neste ponto, ocorrem duas coisas: o grão explode, com som característico (pop!) e o amido do endosperma incha abruptamente, criando aquela textura macia.
Hummm... bateu uma vontade de comer pipoca!!!
Fonte: Revista QMC Web


By: Ithallamone Lahene


SAIBA QUE...


… a astaxantina é o pigmento vermelho que dá a cor (cor-de-rosa avermelhado) ao salmão, ao camarão e aos flamingos? Quimicamente a astaxantina é semelhante ao caroteno das cenouras e faz parte do grupo dos carotenóides.
… a vitamina D é fixada no organismo através de reacções fotoquímicas e que para isso é necessário apanhar sol?
… no balão de soprar da Brigada de Trânsito, o que ocorre é a reacção de oxidação do etanol a acetaldeído, ou etanal permitindo assim revelar o excesso de álcool no organismo dos condutores?
… o lítio é usado farmacologicamente para tratamento de pessoas com doenças maníaco-depressivas?
… a quantidade de radiação recebida de um televisor é de 0,03 mSv/ano e a quantidade recebida de uma central nuclear por uma pessoa que vive a cerca de 1 Km é de 0,05 mSv/ano? O Sievert (Sv) é uma unidade de medida utilizada para avaliar os efeitos das doses deradiação absorvidas pelos organismos vivo. O miliSievert (mSv) é a milésima parte do Sv.
… os elementos da família do carbono (grupo 14 da Tabela Periódica) constituem 27,7% da crosta do nosso planeta? Destes, o silício é o mais abundante com cerca de 26%.
… o hidrogénio é o elemento mais abundante no universo e que foi a partir dele que os outros elementos químicos se formaram através de processos de fusão nuclear ocorridos em estrelas das dimensões do Sol e de dimensões maiores?
… o que resulta da emulsão do azeite no vinagre por acção da gema de ovo é a maionese?
… o gelo e sal de cozinha formam uma mistura denominada eutética que funde a uma temperatura constante bem inferior ao ponto de fusão do gelo? Este fenómeno é utilizado quando se quer atingir, de uma maneira fácil, uma temperatura inferior a 0 °C.
… O ácido fluorídrico (HF) tem uma propriedade diferente de todos os outros ácidos? Ele ataca o vidro, e por isso é usado para fazer gravações em vidros a nível industrial.

By: Paulla Carolina

Por que a cebola provoca lágrimas?


Todos nós já nos procuramos por que a cebola provoca lágrimas!A resposta é muito simples, mas você precisa ter um conhecimento químico para responder. Dentre as várias substâncias voláteis que estão presentes na cebola, uma delas é o dissulfeto de alila. Essa substância provoca irritação das mucosas, ou seja, quando realizamos o corte da cebola o dissulfeto de alila é volatizado (liberado) e chega até os olhos provocando lágrimas.

By: Paulla Carolina

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Forças intermoleculares

São forças que mantém as moléculas unidas nos estados sólido e líquido. São fundamentalmente de três tipos: dipolo-dipolo, ligações de hidrogênio e dipolo instantâneo-dipolo induzido.

DIPOLO-DIPOLO: moléculas polares.
DIPOLO INSTANTÂNEO-DIPOLO INDUZIDO: moléculas apolares.
LIGAÇÕES DE HIDROGÊNIO: moléculas polares.

By: Lunizza Cristinna Pereira da Silva e Samuel Malaquias Oliveira

Retirado de: Peruzzo e Canto, ed. Moderna, 1ª tiragem; Conteúdo do Prof. Pyterson. Adaptadamente.

Geometria molecular

Geometria molecular


Entender geometria molecular é muito simples...
Por exemplo, se amarrarmos a boca dos balões cheios de ar e soltarmos sobre o chão, em que disposição geométrica eles irão ficar? E se repetirmos esse experimento usamos 3 ou 4 balões?
Os balões se afastarão o máximo possível um dos outros. Unindo os seus centros imaginários, conseguiriámos um seguimento de linha reta, um triângulo equilátero e um tetraedro.
Do mesmo modo que os balões procuram afastar o máximo um dos outros, os pares de elétrons existentes ao redor do átomo central de uma molécula também tenderão a se afastar o máximo pois, possuindo todas cargas de mesmo sinal ( negativo) eles se repelem mutuamente.
Para determinar a geometria de uma molécula a teoria da repulsão dos pares eletronicos da camada de valencia propõe as seqüências a seguir:

1º passo: escreva a fórmula eletrônica da substâncias e conte quantos pares de elétrons existe ao redor do átomo central.
2º passo: escolha a disposição geometrica que distribual esses pares de elétrons assegurando a máxima distância entre eles.
3º passo: apesar de serem os pares de elétrons que determinam a distribuição geometrica ao redor do atomo central, a geometria molecular é uma expressão da posição relativa dos nucleos dos atomos nela presente. Assim, considerando os atomos unidos ao central (é ignorado, portanto, os pares de eletrons não usados em ligações), determinamos, finalmente a geometria molecular.



By: Lunizza Cristinna Pereira da Silva e Samuel Malaquias Oliveira

Retirado de: Peruzzo e Canto, ed. Moderna, 1ª tiragem.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Detergente biodegradáveis

Quando se utilizam sabões nos processos industriais ou domésticos de lavagem, eles vão para o sistema de esgotos e acabam nos lagos e rios. Porém, após certo tempo, os resíduos são degradados (decompostos) por microorganismos que existem na água. Diz-se, então, que os sabões são biodegradáveis e que não causam grandes alterações ao meio ambiente.

Os detergentes não-biodegradáveis, pelo contrário, acumulam-se nos rios, formando uma camada de espuma que impede a entrada de gás oxigênio na água e pode remover a camada oleosa que reveste as penas de algumas aves, impedindo que elas flutuem. O esquema a seguir representa estruturas dessas substâncias:




Na água existem microorganismos que produzem enzimas capazes de quebrar as moléculas de cadeias lineares. Essas enzimas, porém, não reconhecem as moléculas de cadeias ramificadas, fazendo com que esses detergentes permaneçam na água sem sofrer degradação (não-biodegradável).

A Química da Tatuagem

Os elementos da Família B da tabela são denominados Elementos de transição e é a partir deles que surgem as tatuagens. Os elementos de transição possuem a propriedade de formar compostos coloridos, por isso são empregados para muitos fins, como por exemplo, fabricar vidros coloridos.

As tatuagens podem ter vários significados, depende do ponto de vista: em alguns grupos sociais elas funcionam como forma de comunicação não-verbal, e servem para identificar os membros de um mesmo grupo, tribo ou sociedade.

A técnica utilizada nas tatuagens permanentes consiste em introduzir na derme com o auxílio de agulhas, pigmentos que ficam retidos nas células da pele. Os pigmentos mais comuns e suas cores específicas estão relacionados a seguir:

Pigmento Cor

*Sais de cádmio ....................................................... Amarelo ou vermelho

*Sais de crômio....................................................... Verde

*Sais de ferro ......................................................... Castanho, rosa e amarelo

*Sais de cobalto ........................................................... Azul

*Sulfeto de Mercúrio ........................................................ Preto

*Carbono (carvão) ....................................................... Preto

*Óxido de Titânio ......................................................... Branco

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Ligações Químicas

A grande diversidade de substâncias que existe na natureza deve-se à capacidade de combinações dos átomos de um mesmo elemento ou de elementos diferentes.
As combinações entre os elementos ocorrem de algumas maneiras: pela perda, pelo ganho ou, também, pelo simples compartilhamento de elétrons da última camada de valência do átomo. No entanto, alguns poucos elementos, como os da família do GASES NOBRES, aparecem na forma de átomos isolados. Esses elementos apresentam oito elétrons na camada de valência. O hélio (He) é a única exceção: ele apresenta apenas uma camada com dois elétrons.
O fato de os gases nobres não fazerem ligações nas condições ambientes,associando à configuração eletrônica de suas camadas de valência, levou os cientistas Lewis e Kossel a proporem uma teoria para explicar as ligações químicas entre os elementos:
Teoria do octeto: a maioria dos átomos adquire estabilidade eletrônica quando apresenta oito elétrons na camada mais externa.





Ligação iônica ou eletrovalente

Como o próprio nome indica, a ligação iônica ocorre entre íons, positivos (cátions) e negativos (ânions), e é caracterizada pela existência de forças de atração eletrostática entre os íons. Ocorre entre um metal e um ametal.


Ligação covalente ou molecular

Esse tipo de ligação ocorre quando os átomos envolvidos tendem a receber elétros e compartilham pares eletrônicos, formados por um elétron de cada átomo. As estruturas formadas por esse tipo de ligação são denominados moléculas. Ocorre entre um ametal e outro ametal.


Ligação metálica


Segundo a chamada Teoria da Nuvem Eletrônica, alguns átomos “perdem” elétrons de suas últimas camadas tornando-se cátions. Esses elétrons transitam livremente entre os átomos e cátions, criando uma forte força de atração, unindo-os.
Ligas metálicas são uniões de 2 ou mais metais.




By: LUNIZZA CRISTINNA PEREIRA DA SILVA

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Por que os cabelos ficam brancos com a idade?

De acordo com as atuais teorias do envelhecimento, cabelos brancos surgem quando as estruturas que compõem as células se oxidam devido à ação dos radicais livres - tipos reativos de oxigênio capazes de provocar danos celulares. Os radicais livres são moléculas instáveis, com número ímpar de elétrons (partículas atômicas de carga negativa), que podem desequilibrar as funções celulares. No organismo, milhares de radicais livres, provenientes sobretudo do oxigênio (elemento vital para a transformação dos alimentos em energia) são formados e destruídos a cada minuto. A destruição é operada por antioxidantes naturais (as vitaminas C e E e as enzimas superóxido dismutase e catalase). Assim, mais de 95% do oxigênio absorvido na respiração são transformados em água no interior das células, enquanto os 5% restantes passam por outras etapas antes disso e permanecem sob a forma de radicais livres. A poluição ambiental, os maus hábitos alimentares, a vida sedentária e a própria idade contribuem para o aumento na produção dos radicais livres, que facilitam o surgimento de doenças e o envelhecimento precoce. Até os 40/45 anos de idade, geralmente o organismo consegue vencer a luta contra os radicais livres, retirando-os da circulação sem grandes dificuldades. Depois, contudo, eles livres tendem a se acumular gradualmente no organismo, contribuindo para o surgimento não só de cabelos brancos como de doenças degenerativas (arterioesclerose e câncer), problemas nas articulações (reumatismo e artrose) e alterações na pele (rugas e manchas senis). Às vezes, os cabelos embranquecem precocemente, em geral quando, além de ter predisposição genética para isso, a pessoa enfrenta problemas particulares graves. Numa situação de estresse emocional, por exemplo, o organismo libera grande quantidade de adrenalina, substância altamente oxidante que contribui para o aumento dos radicais livres na corrente sangüínea - e daí, para o surgimento de cabelos brancos.
Fonte: Globo Ciência - Novembro de 93 - Texto do geriatra e professor universitário José de Felippe Jr.

Porque estudar Quimica?

Não é do conhecimento de todos, mas o estudo dessa ciência se relaciona com os avanços tecnológicos. Imagine se uma pessoa que viveu no século XVI pudesse viajar pelo tempo e ver as inúmeras novidades do século XXI? Ela iria encontrar, por exemplo, um aparelho chamado televisão que é um produto da era tecnológica na qual vivemos e se perguntaria: Como isso é possível?Daí você pode pensar: Mas o que um televisor tem a ver com Química? A produção de diversos materiais que constituem a televisão depende dos conhecimentos de Química. E isso acontece também com muitos outros produtos presentes em nosso dia-a-dia, que em cuja composição a ciência está presente.


By: Paulla Carolina