sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

De onde sai o oxigênio?

Uma experiência em que a esterificação foi feita com uma molécula de aço carboxílo contendo oxigênio marcado (18 O) revelou que tal átomo inicialmente presente no ácido passava, ao final da reação, para água. Isso mostrou que, o oxigênio do ácido sai, na forma de H2O. Estudos posteriores revelaram que a maioria das esterificações ocorrem dessa mesma forma.
By: Leitoquimi

Por que reciclar o alumínio.

O processo para a obtençao do alumínio a partir da bauxita consome uma grande quantidade de energia elétrica por grama de metal produzido. Para se ter uma ideia,utilizan-do uma intensidade de corrrente de 100 A, sao necessárias cerca de 800 horas para se produzir aprocimadamente27kg do aluminio. O grande interesse em as embalagens de aluminio deve-se a essa alta demanda de energia. O custo energetico para recuperar o alumínio e de apenas 1% do requerido para extrai-lo do óxido de alumínio.
BY: SAMUEL MALAQUIAS OLIVEIRA.

Do que são feitos os corretivos do tipo ''branquiho''' ?

Do que são feitos os corretivos do tipo "branquinho"?
A composição básica do "Liquid Paper" é: óxido de titânio (responsável pela cor branca na maioria das tintas), água (solvente), etanol (solvente, contribui para que a secagem seja rápida), polímero (para dar consistência), dispersantes (para manter a mistura uniforme).Em 1951, Bette Nesmith Graham, uma secretária norte-americana, não gostava quando tinha que corrigir com um lápis-borracha uma página datilografada, pois borrava toda a folha e tinha que datilografar tudo novamente. Observando pintores que reformavam seu escritório, ela teve a idéia de produzir uma tinta branca à base de água que pudesse ser usada na correção dos seus trabalhos datilografados.Usando a garagem e a cozinha de casa como laboratório e fábrica, ela foi gradualmente desenvolvendo um produto que foi se tornando bastante popular. Em 1956 ela batizou-o com o nome de "Mistake Out" e ofereceu à IBM, que recusou. Quando a demanda explodiu, ela mudou o nome para "Liquid Paper" e o patenteou e registrou. Em 1975 sua firma empregava 200 pessoas e fabricava 25 milhões de unidades de Liquid Paper, distribuídas em 31 países. Em 1979 Bette Graham vendeu a companhia para a Gillette Corporation por 47,5 milhões de dólares. Bette Graham era também a mãe de Michael Nesmith, da banda The Monkees.

By: Amanda Cristine

Acido e Base

E a propriedade que alguns elementos tem de formar mais de uma substancia simples.
O2 E S3 S4 monocleico.
C grafite S8 rômbico
C diamante P4 foforo branco
C 60 Pn fosforo vermelho
Acido e base
O estudo de acido e base começa com uma analise empricita em nossos alimentos . Quando ingerimos um alimento que possui gosto azedo dizemos que esse alimento e acido.
já quando ingerimos um alimento que possui um gosto adistringente dizemos que esse alimento e básico.
Usar o paladar para identificar se uma solução e acida ou básica pode ser sim muito perigoso.
Assim usamos substancias denominadas indicadores de acido e base.
Indicadores de acido e base.
substancia que apresenta coloração diferenciada quando misturado com um acido ou uma base.
Principais indicadores.
- Fenofitaleina.
- Azul de branco timol.
- Extrato de reponho roxo.
Fenofitaleina.
- ACIDO : incolor
- BASE : rosa
-Acido base de artuenius
-Acido libera : H+
-HCl+ H2O_ H+ Cl- + H2
-Na OH+ OH OH- + Na+ + H2

CARACTERISTICAS DOS IMÃS

Imas são corpos de materiais ferromagnéticos com a propriedade de atrair outros materiais ferromagnéticos e de atrair ou repelir outros imas.
Embora exista imas de diferentes formas tamanhos todos eles tem dois pólos distintos bem localizados um no pólo norte e outro no pólo sul. E como ocorre com as cargas elétricas , pólos de mesmo nome se repelem e pólos opostos se atraem.
Não é apenas a forma geométrica de um ima que define dos seus pólos: ela depende também da maneira como os imas adquirem o seu magnetismo.
By: Pâmella Coelho Araújo e Ellen Morgana

Leis dos gases

De certa forma, pode se dizer que o estudo dos gases iniciou-se no século XVII quando Torricelli mediu pela primeira vez a pressão atmosférica e deu uma explicação adequada a natureza desse fenômeno.
A partir daí, desenvolveram-se estudos empíricos que estabeleciam relações entre as grandezas macroscópicas do ar, e mais tarde dos gases, conhecida atualmente como lei dos gases.
A pergunta de muitas pessoas é como posso estudar os gases sendo que não posso vê-lo? Embora uma amostra de gás não tenha volume definido, podemos fixá-lo encerrando a num recipiente fechado. Uma vez contida no recipiente é possível medir a pressão dessa amostra diretamente com um manômetro. Ou, quando contida em um cilindro fechado por um êmbulo móvel, determina-la pela razão entre a força resultante que atua sobre o êmbulo e a sua área. A primeira lei sobre os gases foi conhecida como A LEI DE BOYLE-MARIOTTE que foi estabelecida no final do século XVII.
By: Pâmella Coelho Araújo e Ellen Morgana

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

A LUZ EMITIDA PELAS SUBSTANCIAS E A RADIAÇÃO ELETROMAGNETICA

No nosso cotidiano, lidamos com varias formas de irradiação eletromagnéticas, mesmo que não a chamamos por esse nome. A luz visível do sol ou pelas lâmpadas artificiais, que usamos em casa, que é responsável por tudo que conseguimos enxergar, é um tipo de RADIAÇÃO ELETROMAGNETICA. Quando aquecemos um alimento no forno microondas, usamos um outro tipo de radiação - as microondas. Quando você sintoniza seu radio na sua estação preferida você logo ouvira o locutor falar “VOCÊ ESTA SINTONIZADO, ou ligado, na 89.5” ESSE numero não é atoa ele ele representa uma seqüência em MEGAHERTZ (MHz), DA RADIAÇAO ELETROMAGNETICA nesse caso são “ondas de radio” e isso acontece ate mesmo ao sintonizar a TV em algum canal, só que no caso da TV são ondas eletromagnéticas. Ate mesmo na hora de ao comprar um protetor solar você pode observar no rotulo que ele oferece uma proteção para raios UVA e UVB e e esses raios também são uma forma de RADIAÇÃO ELETROMAGNETICA Conhecida como Ultravioletas (raios ultravioletas você já deve ter ouvido falar com certeza) que é emitida pelo sol, mas que não é visível, por isso verifique a quantidade de FPS do seu bloqueador solar.

By: Pâmella Coelho e Ellen Morgana

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Cozinhando com forno de microondas

Os fornos de microondas são aparelhos eletronicos que aquecem o alimento utilizando um tipo de radiaçao eletromagnética: as microondas.
Dentro do forno existe um dispositivo que, usando a energia elétrica, gera microondas emitidas para a parte interna. Após ricochetear nas paredes de metal, as ondas atingem o alimento e o aquece.
O principio desse aquecimento é o seguinte: como as moléculas de água (presente em todo alimento) são polares, as microondas emitidas em uma frequência adequada interage com o dipolo da agua. Dessa maneira a energia elétrica é transferida para a agua que a absorve, ficando aquecida e, consequentemente, aquecendo o alimento.
Nesse processo, se as moléculas de agua fossem apolares, elas não seriam aquecidas.



By: Lunizza Cristinna Pereira da Silva e Samuel Malaquias Oliveira
Tirade de: TITO E CANTO. Ed. Moderna. 1º edição. pág.55