segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Geometria molecular

Geometria molecular


Entender geometria molecular é muito simples...
Por exemplo, se amarrarmos a boca dos balões cheios de ar e soltarmos sobre o chão, em que disposição geométrica eles irão ficar? E se repetirmos esse experimento usamos 3 ou 4 balões?
Os balões se afastarão o máximo possível um dos outros. Unindo os seus centros imaginários, conseguiriámos um seguimento de linha reta, um triângulo equilátero e um tetraedro.
Do mesmo modo que os balões procuram afastar o máximo um dos outros, os pares de elétrons existentes ao redor do átomo central de uma molécula também tenderão a se afastar o máximo pois, possuindo todas cargas de mesmo sinal ( negativo) eles se repelem mutuamente.
Para determinar a geometria de uma molécula a teoria da repulsão dos pares eletronicos da camada de valencia propõe as seqüências a seguir:

1º passo: escreva a fórmula eletrônica da substâncias e conte quantos pares de elétrons existe ao redor do átomo central.
2º passo: escolha a disposição geometrica que distribual esses pares de elétrons assegurando a máxima distância entre eles.
3º passo: apesar de serem os pares de elétrons que determinam a distribuição geometrica ao redor do atomo central, a geometria molecular é uma expressão da posição relativa dos nucleos dos atomos nela presente. Assim, considerando os atomos unidos ao central (é ignorado, portanto, os pares de eletrons não usados em ligações), determinamos, finalmente a geometria molecular.



By: Lunizza Cristinna Pereira da Silva e Samuel Malaquias Oliveira

Retirado de: Peruzzo e Canto, ed. Moderna, 1ª tiragem.

Um comentário:

Unknown disse...

Adorei a forma como foi explicado
a forma da geometria molecular vocês estão de parabéns...